COMENTÁRIOS DE XANDE SERENO

Enredos 2013

Rio de Janeiro segunda, 03 de setembro de 2012       18:22           Setor de Redação - Pesquisa & Matyéria de Sereno Mattos

Viagens pelo mundo, pela comunicação e pela a história.

 

As escolas de samba vem evoluindo gradativamente ano pós anos, dentro de um parâmetro primordial para o carnaval, chamado “Criatividade”.

A maguinetude desta criatividade já está nos temas de enredos das escolas de samba do Grupo Especial para o carnaval de 2013, definidos na minha visão em três seguintes características: viagens, comunicação e história.

 

Viagens

Veja que os enredos na busca de conhecer lugares em viajens perto ou distantes do mundo, destacam-se as escolas de samba:

https://2.bp.blogspot.com/_nhyOWWL670k/TRRdKgGnlCI/AAAAAAAAAqs/7gOuDLUj6R4/s200/200717carimbodivulgacao_arquivo.jpghttps://www.brasilcultura.com.br/wp-content/uploads/2011/04/cuiaba.jpg

  • A Imperatriz que vai contar a história do estado do Pará através do enredo “Pará - O Muiraquitã do Brasil".
  • A Portela exaltará Madureira, bairro onde se reside através do enredo “Madureira... Onde o meu Coração se Deixou Levar".
  • A Mangueira viajará no centro-oeste do Brasil, para homenagear a Cidade de Cuiabá, no Mato Grosso do Sul, com o enredo  “Cuiabá: Um paraíso no Centro da América".
  • A Inocentes fará uma grande homenagem aos imigrantes sul-koreanos no Brasil, numa fantástica viagem à Koréia, no enredo “As sete confluências do Rio Han - 50 anos de imigração da Coreia do Sul no Brasil".
  • A Unidos da Tijuca tem como a Alemanha como tema de enredo, para exaltar o país numa viagem cheia de aventuras, com o enredo “Desceu num raio, é trovoada. O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada".

 

Comunicação

Para mostrar a forma do jovem de se expressar nos anos 80 pós-período da ditadura, ele se radicalizou através da moda da época, na vaidade dos penteados e na música, que denominava no surgimento do Rock. O veículo de Comunicação evoluiu através da TV e do rádio. A dramaturgia tomou conta da tela com o passar dos anos, foram surgindo as novelas, que antes só se ouvia no rádio. O poder da comunicação passa a livre expressão do povo, também à uma pessoa se tornar conhecida, na conquistar da fama.  Dentro deste contexto da Comunicação, incluem os enredos das escolas de samba:

acdc Rock In Rio: eu estava lá Foto o clone vale estaa

  • A Mocidade que contará a trajetória do rock, homenageando o  Rock in Rio, no enredo “Eu vou de Mocidade com samba e Rock in Rio, por um mundo melhor".
  • A São Clemente vai mostrar as novelas que fizeram sucessos na TV e como a dramaturgia se comunica com o cotidiano do brasileiro , através do enredo “Horário nobre".
  • O Salgueiro vem com um enredo criativo numa comunicação social, de como conquistar a Fama numa sociedade e se tornar um ídolo, “Fama".

 

História

O terceiro aspecto, são as escolas de samba que tem como seus enredos ilustrados na história. Tanto na História ou na Literatura, haverá um resgate importante já esquecido em nossas de memórias, mas que o tempo ainda guarda através de livros, ou poemas musicais e literários. O desenvolvimento agrícula e o crescimento econômico desde o tempo colonial fez um Brasil ajudou a Brasil progredir para os tempos atuais. E hoje a indústria do combustível mais importante para o Brasil é nosso, o petróleo é do Rio.

feijoada2 [4cavalosdoapocalipse2.jpg]

  • A Vila Isabel mergulhará na história, para falar da agriculturado Brasil, desde o plantio do feijão ao arroz, mostrando também a tradicional culinária brasileira. No enredo “A Vila canta o Brasil celeiro do mundo - "Água no Feijão que chegou mais um".
  • A Beija-flor tem como um belíssimo tema de enredo criativo e interessante, onde contará o surgimento do surgimento e trajetória do Cavalo, desde os tempos mais remotos e sua importância na vida do homem, "Amigo Fiel".
  • A União da Ilha tem como tema a história da vida do poeta Vinícios de Moraes, com o Título “Vinicius, no plural. Paixão, poesia e carnaval".
  • A Grande Rio vai defender a cidade do Rio de Janeiro no mercado econômico do petróleo, mostrando desde 1859 a força de enregia importante deste combustível para a indústria brasileira no enredo "Amo o Rio e vou à luta: ouro negro sem disputa".

            

               

Comentários de Xande Sereno